Se pensarmos que da mineração é extraído o ferro, e que esse elemento se transforma em aço, podemos concluir que essa atividade está presente de várias formas em nosso dia a dia, principalmente no que, na maioria das vezes, não percebemos, como o leite que tomamos no café da manhã, por exemplo.

Esse leite, que também é utilizado em receitas de alimentos, provavelmente passou por uma grande quantidade de aço antes de chegar até você. E sabe por quê?

Há mais de 60 anos, o aço inoxidável é um elemento importantíssimo na indústria de laticínios, pois ele possui propriedades de resistência e proteção contra a corrosão provocada pelo excremento da vaca em instalações agrícolas e é também higiênico, com superfícies lisas e claras mais fáceis de limpar.

Além disso, o aço inoxidável age de forma neutra, sem alterar características importantes como o sabor ou cheiro do leite fresco (ou dos produtos derivados do leite) e não causa reação em contato com os ácidos láticos formados pelo leite em fermentação. Por conta disso, grande parte das máquinas e equipamentos – desde a sala de ordenha até os equipamentos de refrigeração, mantimento e de embalo em sacos e caixas – são feitos do aço inoxidável.  Ou seja, a liga metálica está presente tanto na ordenha, quanto no mantimento da temperatura e transporte do leite. A partir de agora, quando você vir ou utilizar o leite e seus derivados, lembre-se: a mineração foi fundamental para ele chegar até você de forma higiênica.

Compartilhar