O projeto de continuidade da Mina de Várzea do Lopes da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, visa, além da manutenção da sua operação local, o desenvolvimento sustentável da região da Serra da Moeda. Isso significa que a empresa irá proporcionar oportunidades e benefícios socioeconômicos para a comunidade assim como irá contribuir para a conservação do meio ambiente.

O projeto prevê a utilização de uma nova área de 12,81 hectares nos municípios de Moeda e Itabirito, que representa 0,54% da área total do Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda, o Mona. Como será realizado às margens da cava atual não será necessária uma nova infraestrutura e dessa forma, a paisagem, do lado de Moeda, de onde a operação não pode ser visualizada, será preservada.

Além disso, a Gerdau se compromete a doar 75,28 hectares ao Mona como contrapartida, uma área quase 6 vezes maior do que a que será utilizada na operação. E mais, ao fim da operação, a área da mina será recuperada e integrada ao Mona, aumentando a área de conservação ambiental em 139 hectares.

Compartilhar